Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

Buscar  
Mundo

Publicada em 23/02/17 as 17:02h - 55 visualizações
Racionamento no centro do DF vai permitir economia de 'uma Taguatinga por dia'
Estimativa foi anunciada pelo presidente da Caesb, Maurício Luduvice. Ele voltou a dizer que companhia cogita aumentar dias de corte caso crise se agrave.

Correioweb


 (Foto: Correioweb)

Com o racionamento nas áreas centrais do Distrito Federal, a Caesb estima uma economia de 12% no consumo de água, ou 200 litros por segundo. Segundo o presidente da companhia, Maurício Luduvice, o volume é suficiente para abastecer por um dia uma região como Taguatinga, com 222,6 mil moradores.

"A gente espera que as pessoas se conscientizem e permitam uma economia ainda maior de água", afirmou Luduvice nesta quinta-feira (23). O presidente da Caesb reconheceu que a restrição tem impacto político, mas disse que a medida foi tomada com base em critérios técnicos. "A independência é grande. E o planejamento operacional é nosso."

Ele voltou a dizer que existe a possibilidade de as regiões afetadas por racionamento ficarem mais do que só uma vez sem água a cada seis dias. Ele tinha adiantado ao G1 na semana passada que a Caesb estudava a possibilidade de aumentar os dias de restrição caso a crise hídrica se agrave.

Como funciona

Os critérios do racionamento nas partes abastecidas pelo reservatório de Santa Maria foram divulgados na quarta (22). Mesmo instalados no Plano Piloto, ministérios, palácios, tribunais e outros órgãos públicos federais da Praça dos Três Poderes e da Esplanada dos Ministérios estão fora do racionamento.

Por "segurança nacional", os palácios do Alvorada e Jaburu, residências oficiais da Presidência e da Vice-Presidência, também ficam fora do racionamento. Pelo menos em um primeiro momento, diz a Caesb. "Isso não quer dizer que os palácios não precisem economizar água. Têm que dar o exemplo", afirmou Luduvice.

Segundo a companhia, a decisão para poupar esses endereços foi tomada porque a medida, definida pelo órgão do DF, não poderia interferir em competências federais. Prédios como o Tribunal de Contas da União ou a Procuradoria-Geral da República vão sofrer corte porque não estão na Praça dos Três Poderes.

As primeiras regiões a entrar no rodízio são Lago Norte, Varjão, Granja do Torto, SAAN, SOF Norte e Jardim Botânico. Depois da segunda-feira, elas voltam a ficar sem água no domingo, 5 de março. Na terça, entram em racionamento a Asa Norte e o Noroeste. Na quarta, Paranoá, Itapoã, Taquari, Lago Sul e SMDB. É possível acessar o calendário no site da Caesb.

Isso significa que, nestas regiões, o abastecimento é interrompido às 8h, e só começa a ser retomado 24 horas depois. Como o ligamento é lento e gradual, a água pode levar até dois dias para voltar.

Os hospitais públicos e os setores hospitalares Norte e Sul permanecerão abastecidos pela rede de distribuição ou por caminhões pipa.

Segundo o presidente da Caesb, o racionamento no reservatório de Santa Maria é motivado especialmente pela escassez de chuvas nos últimos meses. "Em janeiro choveu 57% do esperado."

Cronograma de racionamento

Segunda-feira (27)
Lago Norte (SHIN e SMILIN, exceto Tr 13 lts 01 a 13), Varjão, Granja do Torto, SAAN, SOF Norte, Regimento de Cavalaria e Guarda-RCG, Condomínios do Jardim Botânico - San Diego, Jardim Botânico I e V, Solar de Brasília, Mansões Califórnia, Jardins do Lago, Lago Sul, Estância, Jardim Botânico, Mirante das Paineiras, Parque e Jardim das Paineiras, Portal do Lago Sul, Ville de Montagne.

Terça (28)
Asa Norte e Noroeste

Quarta (1º)
Paranoá, Itapoã, SMILIN (Tr 13 lts 01 a 13), Taquari, Condomínio RK e Império dos Nobres, SM 5 Lago Sul (QL 10 a 28, QI 17 a 29, QI 13 cjs 01, 02 e 03), SMDB, Setor Habitacional Dom Bosco, Condomínio Privê Morada Sul

Quinta (2)
Asa Sul, Lago Sul (QL 02 a 08, QI 01 a 15, exceto QI 13 cjs 01, 02 e 03) e Jardins Mangueiral

Sexta (3)
Sudoeste, Octogonal, Cruzeiro Novo, Setor de Indústrias Gráficas, Praça Municipal, Setor de Garagens Oficiais, Setor de Administração Municipal, Setor de Divulgação Cultural, Esplanada da Torre, Setor de Recreação Pública Norte, Condomínios do Jardim Botânico - Jardim Botânico III e IV, Quintas do Sol, Quintas Bela Vista, Quintas Interlagos, Morada de Deus, Quatro Estações, Máxximo Gardem, Belvedere Green, Chácaras Itaipú (exceto 80 a 84), Quintas Itaipú, Jardim da Serra, Solar da Serra

Sábado (4)
SIA, SCIA, STRC, SIN, SOF Sul, SGCV, SMAS, SPO, Cruzeiro Velho, Park Sul, Cidade Estrutural, SMU e Condomínios do Jardim Botânico - Verde, Chácaras Itaipú 80 a 84, Ouro Vermelho I e II




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.




61 85065374

Hora Certa
No Ar
MANHÃ SERTANEJA com Arnaud Cabral
Peça sua Música

  • Tony Silva
    Cidade: Brasil
    Música: Sunday Bloody Sunday
  • Sérgio Sales
    Cidade: Brasil
    Música: Faroeste Caboblo - Legião Urbana
Publicidade Lateral
Estatísticas
Visitas: 31889


Fan Page

Chat dos Ouvintes

Digite seu NOME:


Parceiros

Copyright (c) 2017 - Resgate FM - Todos os direitos reservados